Dando continuidade a trabalhos anteriores levados a cabo para a AHRESP, Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o Marketing FutureCast Lab apresentou um estudo sobre o alojamento local no Algarve.
Este trabalho de investigação, que decorreu entre Julho de 2018 e Junho de 2019 e que foi apresentado no passado mês de Dezembro, revelou que na região algarvia existem 32405 unidades de alojamento local, sendo que entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro de 2019 abriram 5752 novas unidades no Algarve. A atividade emprega cerca de 20 mil pessoas e gera um volume de negócios anual de 980 milhões de euros – o que equivale a 19% do PIB da região.
No que diz respeito à tipologia da oferta na região, 77% são apartamentos, 32,3% moradias, 1,3% estabelecimentos de hospedagem, 0,3% hostels e 0,1% quartos. As taxas de ocupação média anuais são bastante positivas, com cerca de dois terços dos alojamentos a registarem taxas superiores a 50%.