Enquanto laboratório de investigação aplicada, o Marketing FutureCast Lab tem como principal objectivo analisar e investigar tendências internacionais de marketing que, de forma ainda por vezes imprevisível, se espera que possam vir a condicionar o comportamento e as oportunidades do mercado.

Para além de outras áreas de intervenção – designadamente no seio das empresas parceiras – investigam-se anualmente 20 novas tendências, repartidas pelas grandes temáticas da área do Marketing.

Em resultado dessa investigação, e para cada área temática, são produzidos Digests (pequenos relatórios de 8 a 12 páginas, onde são explicitados os principais aspectos resultantes do aprofundamento da tendência), tendencialmente 10, um por cada tendência.

Para cada tema, é também produzido um Relatório Analítico, que explora aprofundadamente o resultado do estudo realizado com distintas metodologias, sintetizando os principais resultados para cada tendência em estudo. Este relatório procura, também, explicitar as oportunidades e as limitações das tendências analisadas, para cada sector de actividade.

Os resultados são suportados:

  • Pela robustez científica da investigação aplicada, através da utilização de diferentes metodologias ajustadas a cada área temática;
  • Pela qualificação e experiência profissional dos Investigadores envolvidos e dos Membros que constituem o Comité Científico;
  • Pela participação, em cada ano, de mais de 100 Profissionais de Marketing e de Gestão, nos quais se incluem os Membros do Advisory Board constituído por elementos das empresas aderentes;