O Marketing FutureCast Lab é o primeiro laboratório de análise e prospecção de tendências de Marketing em Portugal. Identifica áreas temáticas e tendências específicas que já estão ou que podem vir a moldar o ambiente empresarial e a impactar as oportunidades dos mercados.
2. Que atividades desenvolve?
As principais atividades desenvolvidas pelo Marketing FutureCast Lab incluem a produção de conhecimento na área de novas tendências internacionais de Marketing e a intervenção, através de consultoria, realização de workshops e seminários, e apoio a processos de inovação nas empresas parceiras.
3. Quem promove esta iniciativa?
O Marketing FutureCast Lab é um projecto da IUL-Global, centro de prestação de serviços do ISCTE-IUL. Trata-se de mais uma das iniciativas de colaboração entre a Universidade e o tecido empresarial, muito comuns na cultura desta Universidade.
4. A quem se destina?
O Marketing FutureCast Lab destina-se a todas as empresas que tenham consciência de que os mercados estão a evoluir de forma, por vezes, imprevisível, e que é necessário antecipar tendências que impactam o negócio, e respectivos desafios.
A vontade de conhecer melhor as novas tendências, o desejo de construção sustentada de vantagens competitivas e a aposta na inovação constituem o elemento comum a todas as empresas parceiras.
5. Que vantagens tem a minha empresa em ser parceira do Marketing FutureCast Lab?
Conhecer a antecipar a evolução de mercados e dos comportamentos de compra, quer se trate no âmbito das actividades B2C, quer nos negócios inter-empresas é estar um passo à frente de todos os que não apostam em conhecer estas alterações.
6. A que é que as empresas parceiras têm direito?
As empresas parceiras têm acesso a:
- integração de três elementos da empresa no Advisory Board do Marketing FutureCast Lab, órgão responsável pela selecção de tendências a analisar bem como outro tipo de estudos, a partir de um conjunto pré-determinado;
todos os materiais produzidos (Digests, Relatórios Analíticos, Apresentações, newsletters); - participação em todas as sessões de trabalho;
- participação nas sessões de apresentação de resultados dos estudos;
- participação de um conjunto alargado de colaboradores da empresa numa
- sessão anual de síntese dos trabalhos desenvolvidos;
- dias a definir de intervenção directa na empresa, de acordo com as necessidades definidas no momento;
7. Que áreas temáticas já foram estudadas?
- Comportamento de Consumidor
- Estratégia De Marketing
- Marca
- Retailing
- Online Marketing
- Preço
- Comunicação
- Vendas
- Consumer (B2c) And Customer (B2b) Behaviour
- Estrutura, Processos E Inovação
- A Sociedade Do Futuro
- Novos Modelos De Negócio
- The Gap Economy
- Shaping Imperatives
8. O que têm de especial as metodologias utilizadas na realização dos estudos?
As metodologias utilizadas procuram ir mais além do que a mera inquirição através de questionários presenciais ou telefónicos, captando as pessoas e os seus comportamentos no lugar e no momento adequado.
O Marketing FutureCast Lab tem privilegiado os estudos etnográficos e metodologias inovadoras, que observam a realidade sob ângulos de análise menos comuns.
Para além disso, a intervenção de peritos nacionais e estrangeiros tem contribuído para alargar a especialização das abordagens temáticas.
9. Sendo uma iniciativa de uma Universidade e tendo no seu corpo diretivo vários professores universitários, não é um projeto muito académico?
O Marketing FutureCast Lab foi, desde a sua génese, pensado para ser uma iniciativa virada para as empresas. No âmbito deste laboratório, são seleccionadas e abordadas tendências de marketing que reúnam o interesse das empresas parceiras, sendo os estudos desenvolvidos com a contribuição e inputs dos membros do Advisory Board das empresas.
A produção de conhecimento é feita com integração de variadíssimos exemplos de organizações do tecido empresarial, nacional e estrangeiro, o que é facilitado pelo facto de a esmagadora maioria dos investigadores e dos membros do Comité Científico do Marketing FutureCast Lab terem experiência empresarial e, em alguns casos, com largos anos.
10. Como participam as empresas?
As empresas parceiras participam nas actividades do Marketing FutureCast Lab através da presença de três representantes no Advisory Board da parceria. Estas pessoas são responsáveis pela selecção dos temas e das tendências a analisar em cada ano, podendo, ainda, participar em sessões de trabalho.
11. É possível ter projetos à medida?
Sim. A componente de intervenção nas empresas é anualmente escolhida pelo Advisory Board, em função das metodologias de intervenção consideradas mais adequadas à situação e às especificidades e necessidades da empresa.