Coube a Luiz Moutinho, primeiro português a doutorar-se em Marketing, autor de 36 livros sobre o tema e mentor do FutureCast Lab, falar sobre aquilo que pode vir a mudar nos próximos anos no mundo empresarial, baseando-se no trabalho desenvolvido pelo laboratório para este projeto conjunto da AICEP e do Management & Marketing FutureCast Lab na conferência International Trends for a New Economic World 2022, que decorreu no Grande Auditório do ISCTE.
No seu estilo apaixonado e disruptivo, envolvendo sempre a audiência, Luiz Moutinho fez na apresentação FutureSchock in International Business um sobrevoo de diversas áreas que há bem pouco tempo pareciam saídas da ficção científica. O académico falou daquilo que poderá ser o trabalho do futuro, indo além do teletrabalho para chegar à telepresença, em que os profissionais estarão virtualmente presentes no seu posto de trabalho através de avatares ou de imagens hologramáticas, do peso cada vez maior que a Inteligência Artificial terá na sociedade, chamando-lhe “o caminho do futuro”, e de outras tecnologias que podem impactar fortemente as empresas, como as plataformas Metaverse, os Digital Twins e a robótica.
Apesar do enorme potencial que estas tecnologias podem ter nos mais diversos setores de atividade, Luiz Moutinho garante que o sucesso das empresas passará sempre pela satisfação do cliente. Na sua opinião, cada vez mais as organizações devem concentrar-se na interação com os consumidores, em lugar de se preocuparem apenas com as questões transacionais. O ideólogo do FutureCast Lab afirma que estamos a assistir ao surgimento do “Consumidor 5.0”, para o qual se tornará necessária a estimulação dos sentidos, eventualmente através de uma Internet dos Sentidos, em que o contacto deixe de estar limitado à visão e à audição para passar a integrar a estimulação do olfato, do tato e até do paladar.
Pode aceder à reportagem completa da conferência aqui.