No passado dia 25 de Junho, o auditório do INDEG/ISCTE recebeu mais uma reunião do advisory board do Marketing FutureCast Lab, que juntou a equipa do laboratório com os representantes das empresas parceiras.
A sessão retomou o tema da Inteligência Artificial, que já tinha sido a base da reunião de 8 de Abril, mas agora aprofundando-o nalgumas das mais relevantes áreas do fenómeno. Assim, para além da apresentação de quatro novas tendências relacionadas com a Inteligência Artificial (Conversational AI, Semantic Search, The Rise of AI in Advertising e Forms of AI in Social Media), foram revelados os resultados de um estudo Delphi sobre o futuro da Inteligência Artificial para o Marketing, que contou com a participação de 21 especialistas nacionais e internacionais que partilharam os seus pontos de vista com os membros do MFCL.
A segunda parte do evento centrou-se mais sobre a questão dos chatbots, uma das mais visíveis utilizações da Inteligência Artificial para o Marketing. Depois de a equipa do laboratório apresentar exemplos práticos de aplicação desta tecnologia em cada um dos setores em que as empresas parceiras estão envolvidas, dois convidados especiais partilharam as suas experiências neste campo, com a HIJiffy a revelar o que está a fazer no campo dos chatbots para a hotelaria (soluções que podem ser adaptadas a outros setores) e a Babel a revelar algum do potencial que os robots de conversação têm para as empresas.