A CIP, Confederação Empresarial de Portugal, estabeleceu uma parceria com o Marketing FutureCast Lab para levar a cabo o Projeto Sinais Vitais, iniciativa com o objetivo de recolher informação credível e atualizada sobre o que pensam os empresários e gestores de topo das empresas portuguesas e avaliar informação quantitativa fornecida pelas empresas sobre temas específicos.
Os estudos terão uma periodicidade semanal, agregando conhecimento sobre o tecido económico de forma a permitir uma ação mais rápida no contexto atípico que cidadãos e empresas vivem atualmente.
O tema do primeiro estudo foi o Financiamento Bancário, tendo participado um total de 1582 empresas, das quais 45% eram micro-empresa, 35% pequenas empresas, 15% médias empresas e 5% grandes empresas. A repartição da amostra revelou um peso significativo do setor da indústria e energia, com 39%, seguindo-se os “outros serviços”, com 26%, e o comércio, com 18%.
A primeira conclusão obtida é que cerca de metade das empresas inquiridas (49,8%) mantinham-se, na última semana de Abril, em pleno funcionamento, enquanto pouco mais de um terço (33,8%) se encontravam parcialmente encerradas. Nesta altura, 16,4% das empresas respondentes encontravam-se totalmente encerradas.
Relativamente ao financiamento bancário, mais de 35% das empresas assumiu já ter recorrido a esta solução, enquanto outras 24% ainda não deram esse passo mas assumem vir a fazê-lo no futuro. Apesar de todas as dificuldades económicas e sociais causadas pela pandemia, pouco mais de 40% dos inquiridos não planeiam vir a pedir financiamento à banca.
Este projeto, que terá continuidade nas próximas semanas, é bem demonstrativo do empenho do Marketing FutureCast Lab em fornecer às empresas portuguesas novas ferramentas, especialmente importantes em épocas como a que vivemos. Para consultar na íntegra os resultados do primeiro estudo do Projeto Sinais Vitais clique aqui.