RETAILTAINMENT
Marketing de retalho enquanto entretenimento, ie, a utilização do ambiente, da emoção, som e movimento para potenciar o interesse dos Clientes nos produtos e na sua disposição de permanecer mais tempo no ponto de venda.
EXPERIMENTAL STORE ATMOSPHERES
O ambiente de loja deve evocar reacções de excitação e entretenimento para atrair consumidores. Existe uma tendência para o desenvolvimento de técnicas que permitem medir a excitação fisiológica que ocorre enquanto os consumidores circulam pela loja. Estas técnicas vão permitir, no futuro, avaliar de forma mais precisa a eficácia das estratégias de optimização da atmosfera a loja.
SECOND USE SHOPPER
É o termo utilizado para designar o comprador que adquire um produto que já pertenceu a outra pessoa.
BIG BOX RETAILERS
Parecem estar em todo o lado e, ao mesmo tempo, não são específicos de lugar algum. São grandes, arquitectonicamente pouco sofisticados e instalam-se na periferia dos centros urbanos ou rurais com uma política de preços baixos agressiva, provocando o desespero do comércio local. Não são uma tendência recente mas o seu impacto não perdeu força.
RISE OF SHOWCASES AND SUPERMERCHANDISERS
É um conceito oposto aos discounters. São insígnias que investem uma elevada quantidade de recursos na construção de lojas de status, com ambientes únicos, por vezes faustosos, onde a maior parte do espaço se destina mais à demonstração e exposição de produtos do que propriamente à venda dos mesmos.
MOBILE SHOPPING
Ou m-commerce consiste na compra e venda de produtos e serviços através de sistemas de redes sem fios, tais como os telemóveis e os PDAs. Conhecidos como fazendo parte da 3ª geração tecnológica, as aplicações de e-commerce permitem ao utilizador o acesso à internet sem a necessidade de se encontrar conectado a uma rede fixa.
SHOPPING COMPARISON ENGINES
Auxiliam o consumidor a tomar a melhor decisão de compra, disponibilizando, de forma imediata e fácil, informação sobre produtos e serviços, preços e pontos de venda. Para além do preço nas várias lojas identificam também comentários e críticas aos produtos e aos retalhistas que os vendem.
ADVANCED DEMAND BASED STRATEGIES
As estratégias de demand based management referem-se a um conjunto de soluções informáticas que procuram ajudar os retalhistas a melhorar a gestão da loja, comprando melhor, alocando mais racionalmente o espaço e adoptando estratégias de preço e de promoções mais adequadas. Fazem-no reduzindo ineficiências na cadeia de valor da procura.
EXPERIENCE BASED DIFFERENTIATION
Porque a experiência determina algumas das mais envolventes vivências, as marcas, nomeadamente as que comercializam produtos/ serviços diferenciados, procuram captar a atenção dos consumidores através de “cenas” e momentos que têm a ver com estilos de vida das pessoas, com vivências quotidianas e com experiências vividas com a marca. Procuram uma diferenciação baseada na experiência.
POP-UP RETAIL
As lojas pop-up aparcem de forma inesperada para os consumidores e têm uma duração temporal limitada.