TARGET COSTING. CONSUMER’S INTERNAL REFERENCE POINTS
Target Costing é uma ferramenta de gestão do custo utilizada pelas empresas com o intuito de reduzir os custos globais de um produto ao longo do todo o ciclo de desenvolvimento, nas áreas de produção, investigação e concepção. É o valor máximo dos custos atribuíveis a um produto e com o qual a empresa ainda consegue obter uma margem de lucro, a partir de um preço calculado desde um preço de referência do produto junto do público-alvo.
INDIVIDUALISED PRICING
Refere-se a uma situação em que o mesmo vendedor cobra preços diferenciados a compradores distintos, para o mesmo produto ou serviço.
THE BUNDLING – UNBUNDLING PRICE AGGREGATION AND DISAGGREGATION
O conceito de bundling refere-se a considerar dois ou mais produtos distintos e oferecê-los no mercado a um preço agregado, de forma a satisfazer vários segmentos de mercados distintos, com diferente disponibilidade para pagar por uma oferta composta por vários componentes.
CONSUMER GENERATED PRICING
É uma variável do marketing gerado pelo utilizador/ consumidor, apontando para um preço fixado pelo comprador do produto ou serviço e não pelo produtor do mesmo.
REVERSE AUCTIONS PRICING
Nos leilões invertidos o preço é uma decisão do comprador e não do vendedor. Ao contrário dos leilões “normais”, num leilão invertido, as regras são, de facto, invertidas; é o comprador a definir o preço que quer pagar por uma compra que ele próprio define.
NEW REVENUE MODELS
Referem-se à obtenção de novos fluxos de receita sustentados em processos mais orientados para os interesses do Cliente. Novos tempos e novos modelos de negócio não se compadecem com modelos de receitas tradicionais. Unidades inovadoras, viradas para a eficácia e para o valor recebido pelo Cliente assumem-se como fundamento de outra forma de olhar os negócios.
PRICING EDUCATION
Remete para a necessidade de o comprador de um bem ou serviço conhecer o que está por detrás de um preço. Este conhecimento pode centrar-se nas componentes parciais do preço (serviço-base + extras) ou, numa abordagem mais inovadora, numa sensibilização do público-alvo para os custos inerentes à comercialização do produto/ serviço como os custos fixos, variáveis, esforço de comunicação, margem de lucro.
PRICING AND CUSTOMER REWARDS
Numa estratégia feita por pessoas e para pessoas, o comprador tem que sentir-se recompensado pela sua lealdade à marca. A qualidade do produto ou serviço não é o suficiente. A indiferenciação funcional é crescente e o Cliente tem muitas e diferentes opções de compra. Dos esquemas de fidelização mais tradicionais à implementação de novas recompensas, porventura menos tangíveis, recompensar é crítico para reter Clientes.
UPWARD AND DOWNWARD PRICE PRESSURE
Refere-se ao efeito conjugado de diversos factores que têm como consequência uma pressão para fazer subir (custo e marketing) ou descer (concorrência, consumidor, retalho) o preço de um produto ou de uma categoria de produtos.
PRICING ARCHITECTURES
Designa um processo de formulação de uma estratégia de preço, a partir de um conjunto de informação que, depois de tratada e respectivamente padronizada, permite formular a estratégia mais adequada a um produto, num determinado mercado.