THE BLUR EQUATION
O ritmo de mudança nos negócios e a diluição das fronteiras e limites tradicionais são acelerados pela necessidade das empresas actuarem em tempo real e pelo aumento da conectividade e integração online/offline, o que se traduz numa ainda maior crescente importância do capital intelectual. Uma estratégia blur põe em causa as assumpções e papéis tradicionais reorientando a empresa para o exterior com novas políticas de gestão dos activos, novos conceitos de valor e de avaliação e aproveitamento de oportunidades.
THE PROFIT MODEL – PRODUCTIVITY FROM INFORMATION TECHNOLOGY
A avaliação do valor gerado pelas tecnologias de informação (TI) deve ser efectuada por modelos que captem o impacto das mesmas em termos de produtividade, aumento do bem-estar do consumidor e qualidade dos produtos, bem como a sua contribuição para o lucro. As empresas devem utilizar este modelo para dinamizar a produtividade em TI e evitar o paradoxo da produtividade.
NEW FINANTIAL MODELS TO EVALUATE NEW PRODUCTS
Novos modelos financeiros como PROBE, PRA, EVVICA e VAR são trazidos da área financeira para as áreas de marketing, produção e desenvolvimento de novos produtos. Estes modelos, apoiados em técnicas de simulação de um grande número de cenários, permitem análises mais exactas dos níveis de utilização de recursos a um nível mais micro, permitindo assim uma melhor estimativa do risco, identificação de pontos críticos e avaliação financeira das capacidades e capital intelectual acumulado com o desenvolvimento de novos produtos.
MOBILE PAYMENTS. M-COMMERCE SCENARIOS
A forma de realizar pagamentos está progressivamente a evoluir. Caminhamos para uma sociedade “cashless” em que os meios de pagamento serão cada vez mais virtuais e realizados através dos terminais móveis de cada consumidor.
ORDER FULFILMENT MODEL
As abordagens mais recentes à gestão de inventário e do processamento de encomendas nos armazéns e centros de distribuição utilizam pequenas unidades motorizadas (robôs) que trazem as prateleiras directamente até operadores em postos fixos. Estas soluções modulares duplicam a produtividade por processamento em paralelo de várias encomendas, enquanto diminuem o número de erros e o tempo de preparação de cada pedido.
BRAND HEALTH TRACKING MODEL
A saúde da marca é um conceito fortemente associado ao seu valor actual e futuro na mente dos consumidores, designadamente às diferenças de posicionamento competitivo. Trata-se de um valor tangível, mensurável e de grande importância para a gestão das marcas e da performance organizacional no médio e longo prazo. Existem várias metodologias de medir a saúde e a vitalidade das marcas, correspondendo a diferentes níveis de diagnóstico.
RECESSION MARKETING
Em tempos de recessão, as organizações bem sucedidas não abandonam as suas estratégias de marketing, adaptam-nas. Ainda que a recessão seja uma fase normal da vida empresarial e dos ciclos de negócio, a tendência da maioria das empresas, em tempos difíceis, é cortar no que parece ser, à primeira vista, dispensável – marketing e formação. Contudo, estas medidas podem ser altamente desaconselháveis. É preferível perceber de que forma o mercado se está a adaptar à nova conjuntura e repensar a abordagem aos públicos-alvo. Falamos de estratégias de marketing de recessão.
RECONCILING CORPORATE CITIZENSHIP AND COMPETITIVE STRATEGY
A responsabilidade social corporativa defende o princípio de que as empresas devem contribuir para o bem-estar da sociedade, não se dedicando apenas à maximização do lucro. Todavia, a teoria económica neoclássica e, em particular, as suas assumpções sobre o equilíbrio de mercados, lucros e maximização da função de utilidade, não têm contribuído para o alinhamento entre o desenvolvimento do negócio e a defesa sustentável e preocupações sociais. É cada vez mais urgente que este alinhamento se faça.
DYNAMIC BOUNDARIES MANAGEMENT
A rápida mudança e obsolência tecnológica tecnológica alterou e tornou dinâmicas as fronteiras entre mercados e modelos de negócio, criando novas oportunidades sobretudo do tipo disruptivo. As empresas utilizam, como novas ferramentas de desenvolvimento e expansão dos seus negocios actuais, conceitos como rede de valor, corporate venturing internas e externas e open innovation.
NEUROLINGUISTIC PROGRAMMING
Programação Neuro-Linguística designa um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (verbal e não verbal), e como a sua interacção pode ser organizada (programação) para influenciar o comportamento do ser humano e para ajudar as pessoas a atingir metas específicas. Trata, fundamentalmente, de perceber como fazemos as coisas e como podemos mudar para as fazer melhor.