CHAMELEON BRANDS
É uma marca multifacetada que é capaz de se reinventar para se adaptar a novos segmentos. Oferecem uma experiência rica e complexa. Reinventam-se, mas a sua essência interior tem que ser forte, consistente e íntegra.
TRIBAL BRANDS. CULT BRANDS
Tribal branding é a estratégia de gestão de marcas, cujo produto ou serviço tem como objectivo reforçar o elo de ligação entre membros de uma comunidade com características tribais.
LIVING BRANDS
Refere-se a uma nova abordagem de construção e gestão de marcas que defende a necessidade de as marcas precisarem de mais do que simplesmente promoções ou acções de marketing de guerrilha, se o seu objectivo for a construção e a consolidação de uma marca forte. Estas marcas adoptam abordagens pautadas pelo bom senso, pela abertura da marca ao seu consumidor e por uma estratégia de entrega de verdadeiro valor.
NEW EMPHASIS ON “ENGAGEMENT” MEASURES. THE ENGAGING BRAND
As engagement measures são medidas que visam determinar o grau de envolvimento de uma marca com o seu público-alvo. Deste modo carece por um lado que se defina o que é uma enganging brand ou que tipo de engagement se pretende e, por outro, que se encontrem métricas que permitam determinar de que forma está ou não a cumprir o seu objectivo.
AUTHENTICITY BRANDING. BRAND SOUL
Uma brand soul partilha com os seus consumidores uma paixão e motivações. Não se trata necessariamente de uma causa ou missão social mas sim de estar intimamente relacionada com valores éticos como a qualidade, a auto-estima e a integridade dos indivíduos.
BRAND MANNERS
Refere-se à actuação de marcas que pautam a sua relação com os públicos pela cortesia, respeito e não intrusão. São marca que, tal como as pessoas, sabem dizer “por favor” e “obrigado” e não impõem a sua presença inoportuna a um público que não está interessado em falar com elas.
BRANDS BRAIN VALUE
Refere-se a propostas de valor de marcas onde o utilizador é visto como um receptor que valoriza a criação de valor pensado por pessoas e para pessoas. O valor da marca passa da simples notoriedade cognitiva para o espaço de aceitação conseguido no espaço cerebral de receptor .
POLARIZATION OF BRANDS
Refere-se à emergência de produtos/ serviços e propostas de valor que satisfaçam diferentes padrões comportamentais de consumo cada vez mais extremados. Massificação vs Especificação, Conveniência vs Experiências hedonistas personalizadas de consumo. E há marcas e posicionamentos com propostas para ambos os pólos.
SENSORY BRANDING
Refere-se ao desenho e ao desenvolvimento de uma estratégia de marca pautada pela interacção entre os cinco sentidos, de forma a estimular a relação entre consumidor e marca. Consegue-se, assim, potenciar um elo de ligação emocional duradouro que optimiza o nível de fidelização face à marca e, consequentemente, a decisão de compra.
BRAND MANAGEMENT AS INTERFACE MANAGEMENT
Esta forma de gestão baseia-se na identificação dos touchpoints para pensar a marca de uma forma global, ie, com vista a satisfazer toda a experiência do consumidor com a marca.