MARKETING FINANTIAL MANAGEMENT
O conceito Marketing Finantial Management corresponde a uma preocupação que, para além das convencionais divergências e discrepâncias de linguagens entre Finanças e Marketing, não pode mais ser evitada:identificar o retorno das actvidades de marketing numa organização. Trata-se de poder determinar até que ponto os investimentos feitos em marketing contribuem para o reconhecimento da marca, para a recordatória das suas mensagens e, em última análise, para o acréscimo da sua equidade. Falamos de ROMI (Return On Marketing Investment).
MARKETING AND MANAGEMENT SELF-MANAGING TEAMS
No âmbito do conceito Process Based Marketing Management (PBM2), emerge a tendência para uma organização empresarial baseada em equipas auto-geridas. Mais ágeis, flexíveis e com autonomia para decidir sobre a melhor forma de chegar aos resultados definidos, estas equipas são mais comuns nas áreas de operações e produção mas estão a chegar ao marketing e às vendas.
MARKETING KNOWLEDGE AND INTELLIGENCE
Vivemos inundados por informação que nos chega das mais diversas formas e de modo nem sempre gerível. A transformação da informação em conhecimento aplicado ao Marketing é, actualmente, uma das preocupações dos gestores, conscientes de que informação apenas adquire valor contextualizada e interpretada. Ganham, assim, importância os sistemas de informação inteligentes que permitem disponibilizar, a quem dela precisa, conhecimento útil e atempado, num contexto de learning organization.
HUMAN INTERACTION MANAGEMENT
Num contexto onde ganha terreno a gestão organizacional por processos com recurso a equipas multidisciplinares, os processos que envolvem interacção humana precisam de abordagens metodológicas que aumentem a eficácia e a produtividade dos mesmos. Gerir o capital humano, e não apenas os processos produtivos, é hoje uma preocupação crescente nas mais diversas áreas. Procuram-se as metodologias e as abordagens mais adequadas.
ACCOUNTABILITY WITH PROCESS TRANSPARENCY
Frequentemente utilizado como sinónimo de answerability (justificação das acções tomadas), o termo accountability (obrigação de prestar contas) é um conceito da ética empresarial comummente entendido como o direito de esperar a prestação de contas. Perante um corpo de Clientes/ consumidores soberanos, a resposta das empresas tende para a total transparência de processos. Quase todas as decisões são tomadas de forma pública, com impacto ao nível da produtividade e rentabilidade.
E-NNOVATION THROUGH ONLINE VIRTUAL KNOWLEDGE CENTRES
Novas plataformas de inovação potenciadas pela via imaterial e electrónica (e-nnovation) assentes em 3 grandes elementos: centros virtuais de conhecimento; novas ferramentas e agentes de conhecimento baseados em software; e metodologias de promoção da inovação e de “reaproveitamento” criativo da informação.
COMMUNITY-BASED INNOVATION
A inovação baseada em comunidades (de utilizadores) é sustentada por ideias e sugestões para o desenvolvimento e teste de produtos por parte de membros de comunidades. Maioritariamente realizada através de meios virtuais, esta intervenção pode concretizar-se em todas as fases do desenvolvimento do produto, desde a concepção ao teste de utilização. Enquanto geradoras de ideias e co-criadoras de produtos, as comunidades de utilizadores podem ser as que se criaram à volta da marca em questão ou, pelo contrário, comunidades emergentes com outros propósitos mas que, de alguma forma, possuem um conhecimento potencial interessante sobre o assunto em causa.
BEYOND CARBON PRINT INNOVATION
As empresas precisam de ir além da procura de inovação incremental, arriscando-se em novas formas de pensar, recolher ideias e abordar desafios actuais e futuros. As empresas devem alterar radicalmente os processos de inovação internos, mas sobretudo devem acolher activamente inputs de comunidades externas para melhorar todo o processo de inovação, envolvendo também os stakeholders.
DYNAMICS OF CLUSTER FORMATION AND ACELERATED RADICAL INNOVATION
A dinâmica de formação de clusters e a geração de inovação radical acelerada é impulsionada pelo capital social – grupos que trocam ideias. Esta rede de contactos acelera as trocas de informação e reduz o time to market ao permitir o envolvimento de especialistas externos desde fases muito iniciais da inovação, porque a inovação é um processo social.
ISSUES ON INCREMENTAL INNOVATION
A inovação incremental é algo que emerge da prática em oposição a fazer uma diferença radical e genuína em termos de tecnologia, processos e produtos/ serviço, mas é essencial para a manutenção da posição competitiva e relevância. Ela pode ser concretizada através da excelência operacional, exploração de fontes de ideias, técnicas de criatividade, representação de problemas e sistemas de tracking que não só optimizam a eficiência, mas também o design e criatividade.
A inovação incremental é algo que emerge da prática em oposição a fazer uma diferença radical e genuína em termos de tecnologia, processos e produtos/ serviço, mas é essencial para a manutenção da posição competitiva e relevância. Ela pode ser concretizada através da excelência operacional, exploração de fontes de ideias, técnicas de criatividade, representação de problemas e sistemas de tracking que não só optimizam a eficiência, mas também o design e criatividade.
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