CONSUMER IMPRINTED RESEARCH
O envolvimento proactivo dos consumidores na área de estudos do mercado começa a ser uma realidade.A tendência é para a investigação deixe de ser sustentada simplesmente por colectas de dados obtidos de forma reactiva, para passar a ser resultado dos vários insights obtidos junto de consumidores proactivos e interventivos, que não se limitam a responder a fastidiosos questionários. Pelo contrário, a observação dos comportamentos é feita in loco e em tempo real e registada minuciosamente através de sofisticados equipamentos tecnológicos. Assim se ganha credibilidade e relevância no conhecimento do mercado. A pesquisa tende a ter uma forte impressão digital de um consumidor envolvido.
THE CONVERSATION ECONOMY COMMENT FLOW MANAGEMENT
O consumidor do futuro envolve-se em redes sociais, conversando e interagindo com os seus pares. Nesta economia da conversação, as marcas com visão embrenham-se em micro-interacções, fomentando a ligação e afinidade com os seus públicos. Ao mesmo tempo, surgem várias ferramentas que permitem às organizações a monitorização e a gestão do fluxo de conteúdos que todos os dias cresce de forma explosiva nos meios digitais.
NICHETRIBUTES
A tendência Nichetributes (tributo às necessidades de nichos) refere-se à incorporação de novas características e atributos em produtos já existentes, de forma a torná-los mais adaptados a segmentos distintos de consumidores com estilos de vida diferenciados.
THE FUTURE OF INFLUENCE
É hoje uma ideia generalizada que os utilizadores da internet confiam nos conselhos de outros utilizadores – mesmo daqueles que não conhecem de lado algum – muito mais do que confiam noutras fontes de informação, nomeadamente na publicidade, notícias ou artigos de opinião nos órgãos de comunicação tradicionais. Graças à enorme popularidade das redes sociais, há cada vez mais pessoas a influenciar outras. Contudo, a quantidade exponencial de recomendações colocadas na blogosfera está a começar a inundar (e a confundir) o utilizador interessado em obter uma recomendação credível.
TRANSPARENCY TYRANNY. FEEDBACK 3.0
Tirania da transparência refere-se a uma filosofia de clareza e verdade entre marca e públicos, em grande parte viabilizada por uma maior exigência dos consumidores e também, naturalmente, por uma evolução digital que permite hoje o acesso imediato, interactivo e multicanal a sítios digitais onde se pode questionar, responder, criticar, informar.
Feedback 3.0, na senda de uma primeira e uma segunda geração de feedback empresarial, caracteriza uma política de respostas empresariais aos consumidores, que se espera venha a ser marcada por um diálogo constante e bidireccional entre marcas (que finalmente assumem os internautas Clientes como interlocutores a ter em conta) e uma Cliente para quem é expectável uma resposta das marcas à sua pergunta, crítica ou sugestão.
Tirania da transparência refere-se a uma filosofia de clareza e verdade entre marca e públicos, em grande parte viabilizada por uma maior exigência dos consumidores e também, naturalmente, por uma evoluç…
Feedback 3.0, na senda de uma primeira e uma segunda geração de feedback empresarial, caracteriza uma política de respostas empresariais aos consumidores, que se espera venha a ser marcada por um diálogo constante e bidireccional entre marcas (que finalmente assumem os internautas Clientes como interlocutores a ter em conta) e uma Cliente para quem é expectável uma resposta das marcas à sua pergunta, crítica ou sugestão.
Tirania da transparência refere-se a uma filosofia de clareza e verdade entre marca e públicos, em grande parte viabilizada por uma maior exigência dos consumidores e também, naturalmente, por uma evoluç…
PERKONOMICS
Trata-se de muito mais do que programas de fidelização ou de descontos especiais para bons clientes. Perkonomics – a economia dos privilégios – tem como objectivo fazer com que o cliente se sinta único ou, no mínimo, em situação privilegiada face aos outros. Exclusividade, poupança de tempo e de esforço, reconhecimento enquanto cliente especial, várias são as políticas que as marcas podem seguir para escapar à comoditização.
MEASURING RELATIONSHIP DEPTH
Medir a fase em que se encontra cada cliente e cada prospecto no túnel das vendas, atribuindo-lhes classificações e hierarquizações que permitam à empresa diferenciar o esforço e o envolvimento da equipa de vendas, melhorando a eficácia do seu trabalho é o objectivo desta tendência que tem em linha de conta o equilíbrio entre o potencial de compra e o esforço desenvolvido para vender.
PRO-SOCIAL BEHAVIOR
Estudos académicos demonstram que o toque tem um papel fundamental na produção de oxitocina – substância associada a sentimentos de afectividade e confiança. O papel do contacto humano e das relações pessoais no sistema de negócios ganha, por isso, um novo élan, sobretudo numa época em que a virtualização das relações comerciais parece ser a nota dominante.
INTELLIGENT SYSTEMS IN B2B
A utilização de técnicas de soft computing, que constituem a base dos sistemas de gestão inteligentes, permite a automação de variados processos de gestão, bem como um maior suporte na tomada de decisão nas organizações. É expectável que a adopção de sistemas inteligentes seja uma tendência-chave nos marketplaces electrónicos do futuro, em que os participantes se envolvem em negociações altamente complexas e multi-dimensionais.
DATA MASHUPS MEET BUSINESS INTELLIGENCE
Os mashups são uma nova tendência na construção de aplicações de software. Basicamente um mashup é uma aplicação que combina dados de várias origens para formar uma aplicação completamente original com uma funcionalidade inovadora.