Identificada e desenvolvida pelo Marketing FutureCast Lab há já vários anos, nunca como agora a tendência Value-Added Marketing fez tanto sentido como agora. Na pandemia que estamos a enfrentar, o papel das empresas deve passar a ser o de ajudar e aconselhar o consumidor, tornando-se o seu agente. A empresa deixa de tentar a venda a todo o custo, antes fornecendo informação relevante sobre o problema que o cliente tem, para que este possa tomar uma decisão fundamentada.
O valor passa, assim, do significado tradicional, assente na capacidade de gerar margens elevadas, para ir mais longe e residir na capacidade da marca para gerar relações de confiança que permitam prosperar hoje e no futuro. Trata-se de valor para seres humanos.
A chave para uma percepção do value-added entregue assenta numa oferta que suplanta as expectativas porque ajuda a resolver um problema, sugere uma solução, melhora a produtividade pessoal e deixa o consumidor satisfeito. Do ponto de vista da marca ou da empresa, adicionar valor percepcionado aos seus produtos e serviços não implica necessariamente incrementar a sua estrutura de custos. Pelo contrário, contribui para a diferenciação face à concorrência, tornando a comparação de preços mais difícil.
Clicando neste link poderá aceder ao digest desta tendência, que fez parte do relatório Man… agement But Not as You Know It.