Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP, deixou clara na conferência International Trends for a New Economic World 2022, uma iniciativa conjunta da Agência para o Investimento e para o Comércio Externo de Portugal e do Management & Marketing FutureCast Lab a sua satisfação pela concretização do Projeto Tendências de Gestão e Marketing Internacional, que envolveu não apenas esta conferência, mas, sobretudo, o trabalho de informação e de capacitação desenvolvido pelo FutureCast Lab em parceria com a agência. “Uma das atividades mais relevantes da AICEP passa pela capacitação e pelo desenvolvimento de intelligence para apoiar as empresas portuguesas. Esta ideia estava planeada há mais de um ano e a sua concretização deixa-me muito feliz!”, começou por dizer o responsável da agência.
O estudo desenvolvido baseou-se num modelo de comunicação bidirecional, em que empresas de 11 fileiras de atividade trabalharam em estreita ligação com os investigadores do FutureCast Lab, com os profissionais da AICEP a servirem como fundamental elo de ligação, no sentido de identificarem as áreas em que reconheciam a necessidade de informação mais profunda e atualizada. Foi nessas áreas que foram identificadas as 50 tendências de Gestão e de Marketing (seis delas transversais a todos os setores e as restantes específicas para as empresas de cada fileira) desenvolvidas pelo laboratório.
“De facto, este trabalho conjunto da AICEP e do FutureCast Lab envolveu, desde o início, as empresas. Isso garante uma informação utilitária, prática e tangível ao trabalho desenvolvido. Se as empresas não conhecerem e aplicarem as tendências mais marcantes a nível internacional, certamente irão perder competitividade – e é isso que deve ser evitado a todo o custo”, explicou Castro Henriques.
Além da identificação e desenvolvimento das tendências de Gestão e de Marketing, este projeto incluiu, ainda, uma dezena de sessões online de capacitação em que os responsáveis das empresas puderam contactar e discutir as mais diversas questões relacionadas com as suas organizações com profissionais de outras áreas, conhecendo de perto casos de sucesso ao nível internacional. “Ao longo dos últimos 15 anos, o AICEP deu sempre uma importância especial à capacitação das empresas portuguesas, organizando cerca de 700 ações nas quais participaram mais de 35 mil profissionais”, afirmou, com justificado orgulho, o Presidente da AICEP.
Pode aceder à reportagem completa da conferência aqui.